ENTREVISTA - Drum Legendary (Ivan Busic)

Inauguração da secção Drum Legendary, com o extraordinário baterista Ivan Busic dos Dr. Sin. Ivan nas próximas linhas revela o seu percurso musical, o equipamento que usa e ainda sobre o próximo álbum dos Dr. Sin.

Metal Morfose: Obrigado por aceitares o convite para a inauguração da secção Drum Legendary.

Ivan Busic: Eu é que agradeço, sinto-me honrado. Devo dizer depois de ter estado algumas vezes em Portugal, só guardo coisas boas. O país é lindo, cheio de história e magia. Desejo muito sucesso para a nova secção.

M M: O teu pai André Busic, para além de ser um incrível trompetista é fundador da Traditional Jazz band. Pode-se dizer que foi a tua primeira inspiração e principal influência quando entras-te no mundo da música e consequentemente no rock n roll?

Ivan Busic: Sem dúvida. Cresci num ambiente 100% musical. Ele mostrou-me o jazz, blues e rock. A minha maior influência sem dúvida.

M M: O teu dia a dia é cheio de compromissos, ou seja, és professor no Conservatório Souza Lima, és produtor, as tournés, gravações em geral, entrevistas, colaborador da Revista Batera, estás sempre em importantes Workshops, baterista dos Dr. Sin. Fala um pouco sobre essa maratona de trabalho tão intenso.

Ivan Busic: Realmente sou muito activo e sempre tive essa característica. Gosto muito de tudo o que faço. Não faria nada diferente. Procuro conciliar bem os compromissos.
Quando estou em tour e não posso dar aulas por exemplo todos entendem, pois a minha prioridade são os Dr.Sin. O facto de poder leccionar deixa-me com a técnica sempre em dia e em contacto com muitos bateristas todo o tempo.
Voltei a escrever para a revista Batera onde já tive colunas de workshops mensais e isso é muito bom.
As produções são feitas em conjunto com meu irmão (Andria Busic). Na realidade ele é o grande mestre actualmente nessa área. Infelizmente não temos tempo para produzir todas as bandas que nos contactam, pois como já disse a prioridade são sempre os Dr.Sin.

M M: Vamos aos anos 80, uma época incrível para o rock n roll e heavy metal mundial. Conta aos teus fãs em Portugal a tua trajectória desde o início com a banda Prisma e Platina até chegares aos dias de hoje com os Dr. Sin?

Ivan Busic: Comecei profissionalmente com a banda Platina que eram os antigos Prisma. Fizemos parte da primeira levada de bandas de metal no Brasil e isso foi inesquecível. Passei por bandas como A Chave do sol, Cherokee, depois toquei com os Wander Taffo que viraram os Taffo. Este foi o meu primeiro grande projecto que na época teve a produção do legendário Iminha e foi misturado em L.A. Depois surgiu o CD com os Supla onde já estávamos os três juntos dos actuais Dr. Sin, como banda de apoio. Resolvemos seguir o caminho com nossos sonhos e ir para a América com os recém formados Dr.Sin, em 1991 e lá assinamos um contrato com uma grande editora. A partir daí só Dr.Sin e já estamos no nosso oitavo álbum.

M M: Solos de guitarra, baixo, teclado e claro bateria estão actualmente em alta e com muito público como vês este momento especial?

Ivan Busic: Eu acho que quando as coisas são feitas de forma musical e coerente é muito bem vinda. Caso contrário, ninguém aguenta (risos).

M M: Quais os bateristas que te influenciaram durante a tua carreira?

Ivan Busic: Vou citar os quatro mais importantes: John Bonham [Led Zeppelin], Ian Paice [Deep Purple], Alex Van Halen [Van Halen] e Neil Peart [Rush].

M M: Qual o equipamento em geral que usas em espectáculos ao vivo, marca da bateria, quantidade de peças, baquetas, etc.?

Ivan Busic: Actualmente uso uma Tama Starclassic ou uma Groovin, pratos Paiste, peles Gess, baquetas Vic Firth Signature. A bateria tem quatro tons (8", 10", 12", 13"), dois surdos (16", 18"), dois bombos (22") ou um bombo com pedal duplo, Caixa de 10", tom de 14" como peça extra dois octobans de 6" e caixa de 14.

M M: Existe alguma possibilidade dos Dr. Sin fazer uma tournée em Portugal?

Ivan Busic: Tomara que sim. Estamos agora em contacto com editoras europeias e torço por isso. Mas ainda não há nada de concreto. Já estive em Portugal em tour com a banda Junk e tenho vontade de estar aí com os Dr.Sin, pois sei que existem fãs por aí. Espero poder lançar os CD´s e o DVD em Portugal ainda este ano.

M M: Os fãs em Portugal estão ansiosos em saber nividades sobre novo álbum dos Dr. Sin?

Ivan Busic: O nome do Cd será "BRAVO". Eu tenho a certeza de que é o nosso trabalho mais criativo e inspirado. Pesadíssimo porém com algumas baladas muito emocionantes. Existe até um tema lírico bem dramático chamado “Empty World”. Estamos todos absolutamente felizes e empolgados com o resultado. É o álbum máximo da nossa carreira creio eu.

M M: O Metal Morfose agradece ao génio Ivan Busic pela entrevista, foi uma honra! Considerações finais e mensagem aos fãs dos Dr. Sin em Portugal?

Ivan Busic: Obrigado pelas palavras e pela atenção. Graças a pessoas como tu o rock estará sempre vivo. Eu rezo para que em breve todos em Portugal tenham acesso aos nossos CD's e DVD’s e que possamos estar aí a fazer concertos. Como disse, amo Portugal e tenho muitos amigos aí. Espero fazer cada vez mais amigos. Aos nossos fãs portugueses desejo toda a sorte do mundo e agradeço o apoio.

Entrevista por: Aldo Beehlerr

http://www.drsin.com.br
http://www.drsinonline.com
http://www.drsiteonline.com.br
http://www.myspace.com/drsinbrazil
http://www.souzalima.com.br
http://www.revistabatera.com.br [Coluna Sextinando, escrita por Ivan Busic]
http://www.myspace.com/eduardanuy

Comentários

  1. ola ivan busic sou um baterista não reconhecido toco bateria faço auyla com um pressor muito legal mas tem um problema nem sempre dapara mim estudar os rudimentos por que eu não tenho uma bateria em casa eu não tenho condiçoes de comprar gostaria de saber se você pode me doar uma bateria serei muito grato boa sorte que voce seja sempre um bom baterista
    de um amigo baterista magno aparecido SETE LAGOAS-MG BRASIL

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Cães de Guerra - Novo álbum

Cartaz completo do Milagre Metaleiro

OverHated fotos e vídeo ao vivo