THE SIGN OF HELL TOUR 2011

GORGOROTH + VADER + VALKYRJA + 2 Bandas suporte
13 DE DEZEMBRO – HARD CLUB (SALA 1)
14 DE DEZEMBRO – CINE TEATRO CORROIOS

"A música pesada tem muitas faces e as mais extremas ganharam uma expressão impressionante na última década do Séc. XX, atingindo níveis de popularidade até então estranhos ao som de peso underground. Impulsionado pelas fanzines, pelos programas em rádios "piratas" e pelo tape-trading, o boom criativo que se viveu durante a primeira metade dos anos 90 deixou marcas profundas, que perduram até hoje. A The Sign Of Hell Tour transporta até ao novo milénio dois dos expoentes máximos da velha guarda do metal extremo europeu e uma das mais brilhantes esperanças da nova geração de músicos apostados em abraçar a escuridão e cuspir cá para fora toda a maldade que têm dentro de si. Com a época natalícia mesmo a bater à porta, os GORGOROTH, VADER e VALKYRJA, a que se juntam mais duas bandas ainda por revelar, vão invocar o lado negro da força – no Hard Club e no Cine-Teatro de Corroios, a 13 e 14 de Dezembro.

Lendários por direito próprio, até porque poucas foram as bandas que provocaram tanta controvérsia pública ao longo dos anos, os GORGOROTH são uma das instituições do black metal norueguês criado nos anos 90. Os problemas com os tribunais, os escândalos sexuais, as histórias de violência, a atitude de desdém para com tudo e todos, as temporadas passadas na prisão, a volatilidade da formação e as querelas entre elementos do grupo são famosas. Talvez demasiado, porque paralelamente aos rumores, os factos confirmam que, durante os últimos (quase) vinte anos, o projecto liderado pelo enigmático Infernus soube exactamente como estabelecer uma reputação intocável e um fundo de catálogo invulgarmente sólido. Depois de uma actuação lendária no antigo Hard Club em 2005, os noruegueses voltam finalmente a Portugal – com uma formação bem diferente, mas que promete tanta blasfémia e atitude necro como sempre.

Não menos lendários, os VADER são um dos mais perseverantes exemplos de que, enquanto a chama do black metal florescia na Noruega, até nas mais remotas zonas da Europa crescia uma fulgurante cena death metal. A música extrema estava a nascer e o carismático Piotr Wiwczarek esteve entre os pioneiros, afirmando-se como uma das suas peças-centrais. A banda que lidera desde o início é, por si só, um pilar do género em que se move – posição conquistava à custa de muito trabalho, traduzida numa constante presença em palcos por esse mundo fora e por um fundo de catálogo que já conta com quase quatro dezenas de títulos. Oriundos de um país que, no início da década de 80, ainda vivia numa realidade totalmente diferente do resto da Europa, afirmaram-se desde cedo como uma das bandas mais esforçadas de que há memória no espectro da música extrema – em 2003, o ano em que comemoraram vinte anos de carreira, já tinham vendido mais de 500,000 discos em todo o mundo.

De criação bastante mais recente, os VALKYRJA conseguiram estabelecer o seu nome em apenas seis anos e sem grande dificuldade. Contando na sua formação com actuais e ex-elementos dos Ondskapt, um dos nomes mais respeitados no espectro do black metal ortodoxo, o quarteto de Estocolmo começou a dar que falar em 2007 com a edição da estreia «The Invocation Of Demise» e consequente contratação para o catálogo da lendária Metal Blade. «Contamination», de 2010, revelou ao mundo uma besta de black metal violento e pernicioso, afirmando-se como uma viagem mórbida por um mundo de insanidade pintado em tons escuros. Um dos álbuns mais impressionantes do ano passado, transposto para o palco em actuações descritas como "agressivas e brutais".

Os bilhetes para o concerto custam 20€, à venda nos seguintes locais: Ticketline (www.ticketline.sapo.pt - 1820), Lojas Fnac, Worten, MegaRede, Agências Abreu, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Galeria Comercial Campo Pequeno, Carbono (Lisboa), Carbono (Amadora), Break Point (Vigo) e nos locais."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Oliveira de Frades Rockfest - 4 de Maio

Terramorta lançam "Cronophobia: Efemeridade e Vazio"

Tondela ROCKS, cartaz da 7ª edição