IV EDIÇÃO DO FESTIVAL VAGOS OPEN AIR

3 E 4 DE AGOSTO - LAGOA DE CALVÃO - VAGOS

Os thrashers norte-americanos OVERKILL e os enigmáticos noruegueses ENSLAVED são os primeiros nomes confirmados para a IV Edição do VAGOS OPEN AIR e prometem tornar os dias 3 e 4 de Agosto de 2012 ainda mais quentes na idílica Lagoa de Calvão. Ambos têm já o seu lugar assegurado no panteão do metal e são dignos representantes de duas décadas cruciais na história do género, servindo como um óptimo presságio para um evento que vai, uma vez mais, transformar a zona de Vagos num ponto de paragem obrigatório para quem gosta de boa música pesada. Quatro anos depois de ter dado os primeiros passos, o VAGOS OPEN AIR transformou-se no mais importante festival de Verão para todos aqueles que, em território nacional e no país vizinho, gostam de extremismo sonoro nas suas mais variadas vertentes. Revelando desde o primeiro momento uma aposta clara na qualidade em oposição à quantidade, num ponderado equilíbrio entre nomes consagrados e novos talentos e em sucessivas melhorias nas infraestruturas para receber o público, o evento tem crescido a olhos vistos e promete continuar a desenhar uma curva ascendente com o cartaz que começa agora a tomar forma para o próximo ano – na sequência da sua edição mais concorrida de sempre, encabeçada há escassos meses pelos Opeth e Morbid Angel.

Injusta e recorrentemente ignorados quando se fala dos grandes nomes do thrash, os nova-iorquinos OVERKILL são das poucas bandas dentro do género que nunca pararam, nem comprometeram a sua atitude ou sonoridade para chegar a uma audiência mais vasta. Ao longo das últimas três décadas, o grupo encabeçado pelos carismáticos Bobby “Blitz” Ellsworh e D.D. Verni construiu uma carreira sólida, com lançamentos regulares e, apesar de nunca ter atingido os mesmos níveis de sucesso mainstream que alguns dos seus pares, goza de um estatuto de culto invejável e de um respeito imenso por parte de quem se manteve fiel aos ideais do thrash como ele era nos anos 80. No fundo de catálogo do quinteto agora formado por “Blitz”, Verni, Dave Linsk, Derek Tailer e Ron Lipnicki contam-se já quinze álbuns – o mais recente é «Ironbound», do ano passado – e alguns registos ao vivo, que dão provas do quão explosivos continuam a ser em palco.

Oriundos da cidade portuária de Bergen, discípulos da atitude viking que o sueco Quorthon trouxe para o heavy metal com os seus Bathory e da herança pagã dos seus antepassados, os ENSLAVED desde cedo se destacaram por entre o turbilhão de projectos de black metal que surgiram na Noruega, na primeira metade da década de 90, como cogumelos selvagens. Os músicos liderados por Ivar Bjørnson e Grutle Kjellson – a formação sofreu mudanças ao longo dos anos e atualmente fica completa com Arve Isdal, Cato Bekkevold e Herbrand Larsen – rapidamente se distanciaram dos seus competidores mais próximos, adoptando uma atitude mais experimental, que cedo lhes deu uma identidade própria. Com uma discografia sempre em crescendo, da estreia «Hordanes Land» aos recentes EPs «The Sleeping Gods» e «Thorn», são hoje um dos mais bem-sucedidos porta-estandartes do metal extremo mais progressivo, desafiante e pintado em tons escuros. Conhecidos por assinarem espetáculos que têm tanto de mágico como de hipnotizante, vão funcionar como uma brisa de ar fresco numa noite que se quer escaldante.

Bilhetes à venda brevemente nos locais habituais.

Mais Informações:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Oliveira de Frades Rockfest - 4 de Maio

Terramorta lançam "Cronophobia: Efemeridade e Vazio"

Tondela ROCKS, cartaz da 7ª edição