GUITAR HEROS - Silvio Golfetti

Guitar Heros é uma nova secção do Metal Morfose, na qual será colocada uma entrevista a um guitarrista. Mas esta secção não é restrita apenas a guitarristas, está aberta a várias personalidades ligadas à música.
O primeiro interveniente neste espaço é o influente guitarrista brasileiro Silvio Golfetti, dos Korzus.




Metal Morfose – Silvio Golfetti, bem vindo à inauguração da secção “Guitar Heros” do site Metal Morfose. É uma honra receber um dos melhores guitarristas de todos os tempos?
Silvio Golfetti – Um dos melhores de todos os tempos? A cachaça que vocês tomaram fez efeito hein? [risos]
É um prazer e uma honra participar no Metal Morfose, contar um pouco da minha história e estreitar os laços com nossos compatriotas portugueses!!!

M M – Fans e admiradores da banda Korzus em Portugal e do heavy metal mundial gostariam de saber como está a recuperação após a cirurgia ao braço?
Silvio Golfetti - Bom, o que ocorreu, foi em 1989 sofri um acidente automobilístico, onde eu estava sentado no banco de atrás, acabei por ter uma fractura exposta no braço esquerdo. Fiz uma cirurgia para a colocação de uma placa de platina, mas em 1995 ao dar uma volta de bicicleta, caí e fracturei o mesmo braço, no mesmo osso (radio) (que azar!!). Outra fractura exposta.
Houve um comprometimento no punho e no cotovelo. A cirurgia não foi bem sucedida, e 2 anos depois sofri uma nova intervenção cirúrgica. Recuperei, voltei a tocar, não a 100%, e de um ano para cá o incomodo e desconforto aumentou. Consigo tocar, mas não por muito tempo seguido! Estou em tratamento e espero muito em breve estar de volta aos palcos!

M M – Tens uma carreira de 20 anos como guitarrista da banda Korzus, queres contar um pouco a tua trajectória?
Silvio Golfetti - É muita coisa para contar, mas resumindo, comecei no final de 1983, gostava muito de Black Sabbath, Judas, Iron, Motorhead, Slayer, e não tocava porra nenhuma. Aprendi na raça a tirar covers dos Metallica, Slayer, Exodus, entre outros. O meu primeiro registro foi o álbum SP Metal 2 lançado em 1985. O meu primeiro grande desafio foi gravar sozinho todas as guitarras do álbum “Sonho Maníaco” em 1987. Toquei com John Cyriis e Chuck Profus (ex Agent Steel) em 1988, durante 4 meses em Los Angeles com a banda Pontius Prophet, fiz uma tour em Dezembro de1991 a substituir o Andreas Kisser quando ele fracturou o seu braço (Não sou só eu!!!). Esta tour foi na Alemanha no festival Christmas Metal Festival com os Motorhead, Kreator, Morbid Angel entre outros.
Em 1992 os Korzus realizaram uma tour europeia com 20 datas, entre Inglaterra (Marquee Club), Itália, França e Alemanha (com Agnostic Front). Em 1996 tocamos nos Estados Unidos onde fizemos um concerto com os SOD e Biohazard, em Nova York. 1998 foi o ano em que participamos da última edição do festival Monsters of Rock com os Slayer, Megadeth, Saxon entre outros.
Fiz diversas participações em discos de bandas como os Hicsos, Questions, Total Death (Equador), milhares de jans sessions e me diverti-me muito nestes anos todos!

M M – Como é dividir o palco com outro extraordinário guitarrista dos Korzus durante tanto tempo na estrada? Solos e base.
Silvio Golfetti – O Heros Trench é um grande companheiro, e excelente guitarrista! Também toquei com outros excelentes guitarristas como o Eduardo Toperman (1984 -1986), Marcello Nicastro (meu primo) entre 1987 a 1993 e com o Marcelo "Soldado" Nejen (1995-1997). Comecei a fazer solos após a saída do Toperman em 1986.


M M – Qual o equipamento que usas em palco?
Amplificador Peavey EVH 5150
Pedaleira POD XT Live, guitarras B.C Rich, Dean e Hurricane.
Cordas Elixir

M M – Solos de guitarra estão em alta como vês este momento especial?
Silvio Golfetti – Sempre gostei de solos, mas nunca foi o meu forte (os riffs e bases sim!), sempre usei muita a alavanca (tremulo)! Vai de cada um, agora tenho que treinar para não saturar!

M M – Quais são os guitarristas que influenciaram a tua carreira ??
Silvio Golfetti - Posso citar diversos, mas os principais Randy Rhoads, Tony Iommi, a dupla Gary Holt e Rick Hunolt (Exodus), a dupla Slayer ( Kerry e Jeff ). Estes no metal, mas também gosto de Steve Ray Vaugham, Jimi Hendrix e Steve Vai.

M M – O teu nome aparece sempre nas listas de melhores guitarristas do mundo, como é ver um trabalho de vários anos ser reconhecido e servir de inspiração para novas gerações?
Silvio Golfetti – Fico muito feliz pelo reconhecimento. Trabalhamos muito nestes anos todos, e é muito bom ver a garotada ser influenciada e principalmente ser respeitado.

M M – Existem possibilidades dos Korzus tocarem este ano em Portugal?
Silvio Golfetti – Esperamos que sim! Não vemos a hora! Os nossos amigos dos Ratos de Porão vão lá quase todos os anos e dizem que os portugueses são um dos melhores públicos do mundo.
Também queremos lançar os nossos cds em Portugal. Alguém aí interessado?

M M - Silvio mensagem final?
Silvio Golfetti - Muito obrigado pelo espaço. Longa vida ao site e rádio Metal Morfose, e ao heavy metal!

www.korzus.com.br
www.voicemusic.com.br
http://www.elixirstrings-americalatina.com/index.htm
http://www.mrsomstudio.com.br

Silvio Golfetti.
e-mail: silvio@voicemusic.com.br

VOICE MUSIC - Golfetti e Cia Ltda
Rua Nelson Gama de Oliveira, 311 sala 42
Morumbi - São Paulo - SP Brasil
cep : 05734-150

Telefone:(11) 3442 8224 / 9995 1509
Telefone -Fax: (11) 3744-0593

Entrevista por: Aldo Beehlerr

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Metal Morfose Radio Show 23-03-2024 #498 - Playlist

Cães de Guerra - Novo álbum

Cartaz completo do Milagre Metaleiro