Secret Chord anunciam lançamento do 1º álbum

Em plena pandemia mas com esperança no futuro, a banda de metal alternativo de Coimbra anuncia o lançamento do seu primeiro álbum, intitulado “Aurora”, no próximo dia 12 de março, através da editora independente Sleaszy Rider Records.

Quatro anos após a edição do EP de estreia “Dimensions Of A Dream”, os SECRET CHORD voltam a apresentar um novo trabalho de estúdio, desta vez um longa-duração, que marca um novo e excitante capítulo na carreira da banda conimbricense. Composto por nove temas originais dotados de uma energia impressionante, “Aurora” é o primeiro disco do grupo a ser lançado através de uma editora, neste caso a independente grega Sleaszy Rider Records, e tem lançamento marcado para 12 de março, sexta-feira.

Riffs bem pesados, melodias marcantes e ambientes épicos são alguns dos ingredientes principais de “Aurora”, um álbum que pretende trazer uma réstia de esperança em tempos de grande incerteza e instabilidade. A combinação entre agressividade e melancolia é um dos pontos fortes deste novo trabalho, que vem revelar uma sonoridade nunca antes experimentada pelo quinteto, constituído por Raquel Subtil na voz, Carlos Pereira na guitarra e voz, João Conceição na guitarra, Nuno Fidalgo no baixo e Afonso Martins na bateria.

O conceito de “Aurora” foi construído em torno de várias temáticas diretamente relacionadas com a dimensão psicológica do ser humano e as progressões melódicas presentes em cada tema acompanham também essa reflexão, como explica a vocalista dos SECRET CHORD, Raquel Subtil: “A ideia que explorámos centra-se em três elementos fundamentais – o ser humano, a nossa luz interior e a escuridão de que tentamos a todo o custo fugir. “Aurora” representa a força, a perseverança e a energia que todos temos dentro de nós, apesar de muitas vezes estar desvanecida e sem vigor, mas que acaba sempre por voltar a renascer, a cada novo dia”.

A primeira metade de 2020 serviu essencialmente para os SECRET CHORD consolidarem a composição dos novos temas, aproveitando o período de confinamento para porem em prática algumas concepções mais experimentais e arrojadas. As gravações de “Aurora” decorreram nos Golden Jack Studios, em Coimbra, durante o último trimestre de 2020, tendo a mistura e masterização ficado a cargo de João Dourado, baterista dos thrashers Terror Empire. Uma escolha que foi bastante natural por parte dos SECRET CHORD, uma vez que a banda tinha já colaborado anteriormente com o produtor no EP de estreia e no single “Wraith Of Oblivion” de 2018.

O novo “Aurora” contém participações especiais em alguns temas, das quais se destaca o contributo vocal de Miguel Inglês, frontman dos portuenses Equaleft, na imponente faixa “Empowerment”. Por seu lado, Francisco Brito foi o responsável pela gravação de todas as linhas de baixo, ainda antes de ter deixado de ser membro oficial dos SECRET CHORD no final do ano passado. Por último, mas não menos importante, o álbum conta também com a colaboração do Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense em cerca de metade dos temas, algo que vem seguramente imprimir um tom mais grandioso e elaborado que não deixará qualquer ouvinte indiferente.



Na próxima semana, os SECRET CHORD irão revelar o primeiro single de avanço de “Aurora”, acompanhado por um videoclip oficial, que irá certamente satisfazer alguma curiosidade dos fãs sobre o conteúdo do longa-duração de estreia do coletivo de Coimbra, cruzando diferentes géneros da música extrema de uma forma completamente imprevisível.

TRACKLIST:

1.       Dawn

2.       Everything Repeats

3.       Lack Of Contact

4.       Trust In Yourself

5.       Empowerment

6.       Egocentric Lust

7.       Never Again

8.       Sickness

9.       Demon Angels

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MMOA 2025 - 18 bandas confirmadas

Tarantula e Xeque Mate com Tierra Santa em Espanha

Bajonca Rock Fest 2025 confirmações