Primeiras impressões da audição do novo álbum dos Tarantula


Ontem a convite da Larvae Records tive a oportunidade de ouvir na integra o novo álbum 
"Thunder Tunes From Lusitania" dos Tarantula, que tem data de lançamento agendada para o dia 1 de Maio.
A música de abertura The Voice Inside é pesada, com ritmo acelerado e onde salta à vista pelo meio um grandioso solo de guitarra do virtuoso Paulo Barros, é um bom tema de arranque para o que vem a seguir The Flame is Still Alive que foi após a audição anunciado com o segundo single a ser lançado e de facto merece essa distinção, pois foi o tema que mais gostei de ouvir neste primeiro impacto. Mantém o peso do anterior, num estilo de power metal, tem um grande refrão, bons solos e a dupla Luis Barros (bateria) e José Aguiar (baixo) dão um show à parte, que aliás é algo que me surpreendeu em todo álbum, mas principalmente o baixo que ganha evidência e é bem audível a fazer lembrar os Iron Maiden.
Ray of Light baixa o ritmo e entra em campos de Hard Rock, Naken Truth mantém a toada mas é mais arrojado, moderno e fecha num ritmo mais pesado.
In the Hands of Fate é um meio tempo muito interessante onde sobressai a voz de Jorge Marques que se mostra em ótima forma, com riffs pesados e balançados, e o baixo muito presente, pessoalmente foi um tema muito agradável de se ouvir. Depois vem o já conhecido Storm, primeiro single que todos conhecem. You Can't Change Me é Hard N' Heavy onde o refrão é sempre seguido de belos solos de guitarra de Paulo Barros. Where Do We Go From Here? torna-se mais heavy e pesado que o anterior e trás uma bateria poderosa, faz balançar a cabeça num tema coeso, Broken Promises é Hard Rock melódico em tom de balada. O disco fecha com Blame, um tema surpreendente com guitarra num estilo Black Sabbath arrastada e pesada, e melodias exóticas, é o tema mais "fora da caixa" de todo álbum, mas um dos melhores pela sua frescura e inovação.
No global "Thunder Tunes From Lusitania" é um grande disco, que tal como a banda referiu em conversa após a audição é um repescar de toda a carreira, que pisca mais o olho ao Hard N' Heavy do que ao Power Metal, onde todos os elementos da banda demonstram o seu já reconhecido talento, mas a secção rítmica sobressai com uma vitalidade e destaque em todo o disco. Os vários solos de guitarra são de outro planeta e Paulo Barros acrescentou novas roupagens principalmente em Blame. Os Tarantula conseguem ser virtuosos, mas ao mesmo tempo de fácil audição, diria mesmo que são de uma simplicidade com composições complexas.
11 anos após o último lançamento, demasiado tempo como a banda admitiu e com 40 anos de carreira ainda conseguem surpreender e fazer música deste calibre, rara de se ouvir nos tempos que correm. O primeiro impacto foi muito positivo e tenho a certeza que com as próximas audições será um disco que irá crescer e agarrar o ouvido e não tenho dúvidas em afirmar que será um dos melhores álbuns do ano.

O digipack terá os seguintes 10 temas:
I. The Voice Inside
II. The Flame is Still Alive
III. Ray of Light
IV. Naked Truth
V. In The Hands of Fate
VI. Storm
VII. You Can't Change Me
VIII. Where Do We Go From Here?
IX. Broken Promises
X. Blame
Depois de "Storm", a 16 de abril será lançado o segundo single!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cães de Guerra - Novo álbum

Cartaz completo do Milagre Metaleiro

OverHated fotos e vídeo ao vivo